Os Mortos

Vi na TV.
Uma multidão de cegos empedernidos terminarem a procissão num suicídio coletivo. Seguiram precipício abaixo mas não viram a morte chegar. Só se aperceberam dela quando já não eram mais nada.
Como se voltassem a enxergar uma nova realidade, reclamavam ao nada como se tivessem perdido o ônibus por causa do motorista que não parou. “Uma total falta de respeito” comentavam entre si.
A matéria especial seguia com uma entrevista exclusiva com um dos falecidos. Não entendi direito o que dizia, pois a articulação da boca havia sido afetada com a queda. Mas percebi, pelos comentários na internet, que foi uma conversa interessante. O público vibrara.
Confesso que fiquei um pouco constrangido em não me emocionar com a massa e nem entender direito o que se passava. Me senti deslocado no tempo-espaço, por isso resolvi dormir.
Logo de manhã verifiquei as horas, conferi o calendário e comprei o jornal para confirmar que dia era hoje. Se era passado, presente ou futuro.
Li a matéria de capa analisando a foto da procissão e fiquei com um enorme ponto de interrogação. “Muito parecido comigo aquele moço de chapéu igual ao meu”, pensei.
Peguei o ônibus para o trabalho e reparei que o motorista, habitual do horário, estava irritado. “Bom dia Seu Zé”, cumprimentei. “Bom dia é pra quem tem” respondeu. E continuou resmungando para si mesmo; “malditos cegos que só enxergam o que não veem”.
Foi ai que entendi. Aos seus olhos meus olhos não eram os seus. Quem eu vi morrer, ontem, na verdade fui eu.

Um pensamento sobre “Os Mortos

  1. Parabéns, ótimo texto amigo.
    Já que a pressa não nos faz viver mais, para que corrermos, vamos vivendo e morrendo lentamente nesse jogo diários com pequenos intervalos de ressurreição e sono profundo.

Deixe uma Resposta

