Enquanto Há Vida…

Por muito tempo acreditei no seguinte bordão: “O que começa errado, termina errado”.

Essa semana, numa conversa com amigos, vi uma pessoa selando um assunto baseando seu veredicto nessa mesma frase. E foi absurdamente triste ouvir que um monte de merda não poderia se tornar adubo para um jardim. Em tempos de “vida virtual”, acho que muita gente não teve a oportunidade de sujar a mão na terra ou pisar em poça de lama para poder repensar essa máxima.
Reconsiderei essa frase depois de analisar dois pontos. O primeiro, muito em voga, diz que “bandido bom é bandido morto”. Não há cura. Não há recuperação. Não existe esperança. Essas pessoas receberam o sinal de Caim as avessas.
O segundo ponto diz respeito a lamento de Davi quando confrontado do seu pecado de adultério e assassinato; “sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe”. O que poderia ser justificativa para seus desvios, na verdade se torna uma afirmação pragmática: “Tem misericórdia de mim, ó Deus, por teu amor; por tua grande compaixão apaga as minhas transgressões.”
Acreditar no bordão “O que começa errado, termina errado” é não acreditar em perdão, não ter esperança em nada, nem em relação a própria vida.
E isso é pratico em todas as esferas da vida. Um dos meus melhores amigos só chegou a esse status porque nos perdoamos de todas as merdas que causamos na vida um do outro.
Ter uma família passa pelo exercício constante de perdão. E isso inclui qualquer tipo de relacionamento, mínimo que seja.
Tudo tem um fim na nossa vida. Há tempo pra tudo. Mas o que começa errado só termina errado quando há um único item na bagagem: Orgulho.
E não se trata de certo e errado. Mas de perdão e curativos.
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s