Pelo Amor de Deus

“Pelo amor de Deus” é uma das expressões mais idiossincráticas que conheço.
No carnaval de rua do baixo augusta, ouvi um dos MCs do trio elétrico pedindo “pelo amor de Deus” para que as pessoas tivessem cuidado enquanto o caminhão era manobrado para entrar na rua ao lado da Praça Roosevelt, onde aconteceria o encerramento.
Nessa mesma festa, um rapaz chegou em uma menina que estava do meu lado e perguntou se ela o achava bonito. Ela olhou para ele e respondeu que, pelo tanto que havia bebido, ele até que parecia bonitinho. Meio indignado o cara desabafou com um “pelo amor de Deus, hein!”.
No segundo ano da faculdade, uns amigos e eu, fizemos um trabalho (muito bom, diga-se de passagem) sobre o teatro em Jundiaí, interior de SP. Assistimos uma infinidade de peças, entrevistamos quase todos os diretos e alguns atores da região e participamos de alguns ensaios também. Numa das peças, que tinha como referência a Festa de Baco, lembro do diretor pedindo “pelo amor de Deus” para que os atores se empenhassem na sensualidade da cena.
Há pouco tempo vi um casal discutindo em um show. Eles gritavam um com o outro. Em determinado momento ela disse pra ele “pelo amor de Deus, vai se foder”.
Um caso clássico do underground brasileiro foi o de uma conhecida banda de Metal, dita satanista, que nos shows colocava fogo numa cruz invertida no palco. Em um desses shows a chama acabou se espalhando pelas cortinas. O vocalista, um tanto quanto desesperado, gritava insanamente “pelo amor de Deus que alguém apague esse fogo”. Sempre me da uma crise de risos essa história.
A questão é. Por quem? Que tipo de Amor? Que Deus temos invocado no nosso dia a dia?
Apesar dos exemplos absurdos, mas reais, que apresentei, desde de quando o Amor (de Deus, se ele for real pra você) se tornou uma expressão ridícula sambando na nossa língua frente a grande revolução que ele poderia trazer no mundo de caos que vivemos/criamos?
Triste perceber que o cinismo se tornou nossa fantasia cotidiana. Evita a dor. Evita o amor.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s