O Poder da Metafora

A palestra era sobre o poder da metáfora. Spencer começou perguntando em quais metáforas pensávamos quando o tema era o câncer. Nós demos respostas, basicamente todas iguais; “nós combatemos o câncer”, “nós lutamos contra o câncer”, “nós estamos reconstruindo nossas células brancas”, e assim por diante. Spencer chamou a atenção para o fato de que a maioria esmagadora das metáforas indicadas por nós eram de metáforas de guerra. (…) Ele então começou a falar sobre pacientes de câncer e de como, por conta das metáforas bélicas, muitas pessoas que sofrem de câncer sentem um fardo maior do que deveriam. (…) algumas, achando que foram lançadas em uma guerra mortal, simplesmente desistem.
(…)
O Sr. Spencer então nos perguntou sobre outra área em que ele achava que as metáforas causavam problemas. Ele nos pediu que pensássemos em relacionamentos. Que metáforas usamos quando pensamos em relacionamentos? “Nós valorizamos as pessoas”, gritei eu. Sim, disse ele, e escreveu no quadro. “Nós investimos nas pessoas”, acrescentou outra pessoa. E logo tínhamos uma longa relação de metáforas econômicas. “Os relacionamentos podem falir”, dissemos. “As pessoas não tem preço”, dissemos. Sempre metáforas econômicas. Fiquei chocado.
Foi quando isso me atingiu como uma epifania em minhas artérias. O problema da cultura (…) é que pensamos no amor como uma mercadoria. Nós o utilizamos como dinheiro. (…) Se alguém está fazendo algo por nós, nos oferecendo algo – sejam presentes, tempo, popularidade, o que quer que seja -, sentimos que ela tem valor para nós e, talvez, sintamos que ela não tem preço. Vi isso claramente, e senti isso nas paginas da minha vida. Eu usava o amor como moeda. (…) Com amor, negamos afirmação às pessoas que não concordam conosco, mas financiamos prodigamente os que concordam.

Donald Miller – Blue Like Jazz

A reflexão fica por conta de cada um.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s