Gostaria, Mas Não Consigo.

Eu gostaria de não acreditar em Deus. Ou simplesmente me sentir enganado a ponto de dizer “Deus não existe”. Eu gostaria muito de não acreditar na maioria das coisas que acredito. Gostaria de não acreditar nas utopias de Justiça Social e tantas outras questões inerentes ao seres humanos. E não se trata de demagogia. Gostaria de não perder mais noites de sono pensando sobre minhas inaptidões, sentimentos de impotência frente à algumas situações ou simplesmente as desculpas que uso para perpetuar meu papel de omisso.
Me sinto assim pois, de uma coisa eu sei. No que acredito, sei o alto preço a ser pago por cada uma delas. Sei da força que é preciso para transformar palavras em atitudes concretas. Ou pelo menos disposição à tentativa. É preciso coragem. Como diria Chesterton; “A coragem significa um forte desejo de viver, sob a forma de disposição para morrer.” Não que eu queira ser mártir de algo. Inclusive, tenho pra mim que, hoje, mártires acabam se tornando maior que a causa, no caso “provocar” a vida. É tudo o que não quero.
Não há nada que eu possa fazer para merecer Deus. Mas em algum momento de insanidade, Ele achou que valia a pena confiar em mim – e em você. Até mesmo você que não acredita nEle e/ou em si mesmo.
Estar no serviço ao próximo é uma responsabilidade e não um privilégio. Mas ao mesmo tempo é estar livre para fazer o que quiser. Fechando o ciclo, como um amigo comentou, a minha Liberdade é minha responsabilidade.
As vezes eu gostaria de não acreditar, mas é palpável e incomodo demais pra deixar de lado. Mesmo que no fim eu não veja resultado algum, estar do lado do bem, é, por incrível que pareça, caminhar em serviço ao seu lado. Seja lá quem for.
É um absurdo convite, infelizmente, infantilizado com frequência.
Seguimos provocando uns aos outros “afligindo os confortáveis e confortando os afligidos”.

Deixe uma Resposta

