Os Infernos

Seu Chico tinha os olhos compenetrados e cansados. Apesar do ar de severidade, estava sempre aberto a conversar. Fez de sua velhice um baú infinito de histórias e as contava com seriedade mística. Quase nunca repetia o conto. Se o fazia, apresentava um novo detalhe que tinha passado despercebido ou que não era relevante ao ouvinte no momento. Jurava a veracidade de todos eles, mesmo quando matava dragões, enfrentava bestas-feras e falava de como estivera presente nas grandes catástrofes da humanidade ao longo da história. Se ofendeu certa feita quando ri em tom de chacota dizendo que era absurdo tudo o que me dizia. Mas não havia como negar a força de suas lições.
Certa feita, entre um café e outro, me revelou “minha vida foi um longo caminhar à redenção. E quando se escolhe perambular por essas estradas, nem sempre se encontra alimento, abrigo e cuidado”. Continuou como se conversasse consigo mesmo “admito que na ânsia de querer sobreviver, junto da falta de tino em lidar com a falta, construí alguns infernos para que pudesse me aquecer e preparar o alimento. E, te digo, a gente se acostuma com o calor. Ele envolve mais do que o corpo, toma conta do coração, até chegar o ponto em que você se torna grato ao Hades que afasta tudo a sua volta e te coloca numa redoma segura – a prisão. Carreguei infernos por tempo demais nesses caminhos, até me dar conta do peso da mochila e perceber que a Redenção dobrara a esquina quilômetros antes. O fogo já não mais aquecia, consumia. Mais do que nunca me sentia só e me sentia também o alimento das feras. As histórias que hoje conto são de minha volta para casa. A Redenção tem seus agentes no caminho do fogo. E por conhecer os dois caminhos ofereço alguns mapas e abrigos”.
Nunca esqueci. Em tempo, hábito uma de suas cabanas.

Deixe uma Resposta

