Quanto pesamos?

Já assistiu a morte de alguém? Já viu alguém parar de respirar e nunca mais voltar?

Um médico americano chamado Duncan MacDougall fez um experimento em 1907. Ele acompanhava o peso de seus pacientes terminais. De repente, um deles morreu subitamente e a balança registrou imediatamente a perda de 21 gramas. Eis o porque do título do segundo filme da chamada Trilogia da Morte do Iñárritu, composto por Amores Brutos, 21 Gramas e Babel. Filmes, para mim, considerados imperdíveis.

Apesar de seu experimento registrar diferentes pesos durante a morte de outros pacientes, o médico dizia que isso tinha a ver com o temperamento e a personalidade de cada um; “Um dos homens era apático, lento no pensamento e na ação. Nesse caso, acredito que a alma ficou suspensa no corpo, depois da morte, até se dar conta de que estava livre”.
Apesar de varias refutações e tantas outras explicações frente as brechas do experimento do médico, em 16 de outubro de 1920, o The New York Times anunciava a morte de MacDougall com o título “Ele pesou a alma humana”.
Assisti a morte de uma pessoa muito próxima – até o último suspiro. E por alguns segundos parei de respirar junto. Uma agonia quase indescritível. Minha única reação foi chorar descontroladamente a dor da falta. Ao mesmo tempo, minha mente estava a milhões de quilômetros por hora. Pensei no seu corpo; o que sentia? Na sua alma; qual seu estado de consciência? No seu espirito; o que via?
Dicotomias a parte, senti claramente naquela sala uma sensação de esvaziamento. Não poética. Era uma percepção clara e quase palpável. Do nada não estava mais lá. E, apesar do rombo na alma, o esvaziamento trouxe paz. Descansou. Não sei mensurar quanto tempo se passou nesse processo, mas creio que não mais que segundos.
Fiquei muito tempo a pensar. Qual será o peso de nossa alma? Qual o seu legado?
“Louco! Esta mesma noite a sua vida lhe será exigida. Então, quem ficará com o que você preparou?” Lucas 12:20
Anúncios

Um pensamento sobre “Quanto pesamos?

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s