Sala de Espelhos

“Nós precisamos ter em mente que uma coisa é uma pessoa sem pecados como Jesus dizer “vai e não peques mais”, e outra coisa completamente diferente é pessoas como nós – com grandes troncos saindo dos olhos – dizermos a mesma coisa. Mas, ainda mais crucialmente, precisamos ter em mente que o aspecto central da passagem é que nenhum dos acusadores da mulher estava em posição para julgá-la. (…) Entretanto, a única pessoa que poderia justificadamente tacar-lhe pedras se negou a fazê-lo.”
Greg Boyd – The Myth of a Christian Nation (traduzido e citado por Eliel Viera aqui)

Acho que uma das grandes sacadas com relação a passagem de Jesus e a mulher adúltera (João 8.) é que no dia a dia nós somos os fariseus querendo apedrejar a mulher pelo seu pecado, tanto quanto a adúltera a ser apedrejada. Mas no final queremos, na verdade, tomar o lugar de Jesus para  poder justificar os dois quando convém. Tiramos Jesus do seu trono todos os dias e nem percebemos (ou não). Invertemos o papel e passamos de justificado para justificador em raros momentos, já que somos mais predispostos a mandar todo mundo pro inferno. Eu chamaria isso de “Sindrome da Sala de Espelhos”. Vemos nossa imagem refletida em tudo e raramente encontramos a saída de nós mesmos. Vivemos batendo com a cara no espelho, acreditando numa auto imagem totalmente ilusória e distorcida.

Que nos voltemos a Graça, a Misericórdia e o Perdão que nos foi ofertado na cruz, ou viveremos um inferno eterno preso dentro de nós mesmos, achando ser o céu.

Anúncios

Um pensamento sobre “Sala de Espelhos

  1. “…ou viveremos um inferno eterno preso dentro de nós mesmos…” e sempre nos frustrando por lutarmos com as nossas falhas e julgamentos totalmente parciais… Mto bom o texto Rod… Que Deus continute te inspirando… 😉

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s