O Falso “EU”

“O eu secular ou o falso é o eu que é engendrado, como diz Thomas Merton, por compulsões sociais. “Compulsivo” é o melhor adjetivo para o falso eu. Mostra a necessidade de afirmação contínua e crescente. Quem sou eu? Sou aquele que é apreciado, elogiado, admirado, antipatizado ou desprezado.Quer eu seja pianista, negociante ou religioso, o que importa é como eu sou percebido em meu mundo. Se estar atarefado é uma coisa boa, então preciso estar atarefado. […] A compulsão se manifesta no medo oculto de fracassar e no impulso inabalável de evitar isso juntando mais das mesmas coisas – mais trabalho, mais dinheiro, mais amigos.”
A luta contra o falso eu […] está muito além de nossas forças. Quem quer combater seus demônios com as armas que tem é tolo. A sabedoria do deserto afirma que o confronto com o nada aterrador força-nos a nos entregar total e incondicionalmente ao Senhor Jesus Cristo. Sozinhos, não sabemos enfrentar ‘o mistério da iniquidade’ e ficar impunes. Só Cristo supera os poderes do mal. Só nele e por intermédio dele sobrevivemos às provações de nossa solidão”

Henri Nouwen
Livro: Espiritualidade do Deserto e o Ministério Contemporâneo (2000)
Citado em “Feridos em Nome de Deus” da jornalista Marília de Camargo Cézar.

Deixe uma Resposta

