Reflexão Sobre a Esperança

Estou cansado dos mesmos rostos. Não que eles tenham me feito algo, mas cansei de vê-los caminhando, às vezes correndo desesperadamente, ou exatamente nos mesmos lugares após anos. O sonho da maioria das pessoas que conheço perpetuam suas próprias estagnações. Muitos que alcançaram a plenitude planejada para suas vidas me deixam na dúvida quando um sorriso amarelo se esboça, mostrando que a plenitude não é necessariamente felicidade. Não que eu tenha alguma coisa a ver com isso, mas sou observador.

Por isso não poucas vezes vi pessoas abrindo mão da felicidade em busca da tão almejada plenitude. Mais triste ainda é ver outras pessoas abrindo mão de si mesmas para fazer valer a plenitude da vida de outros, com a justificativa de amá-las. Amor estranho. Estou cansado de tanta tolice travestida de sabedoria, tanta informação e tão pouco conhecimento.

Fico pensando na criação. Quais seriam as aspirações de Adão e Eva? Digo isso porque se você perguntar quais os sonhos e objetivos das pessoas, a grande maioria vai responder algo ligado diretamente a conseguir coisas e objetos. Será que é para isso que existimos? Só para isso? Estou cansado. Tanta gente nascendo, tanta gente morrendo, e nada mudando. Comentamos, teorizamos, idealizamos, conspiramos, concordamos, mas o plano de fuga está só no papel. Sim, sinto lhes informar que ainda estamos na Matrix. A paisagem pode ter mudado, mas ela está lá, mais viva do nunca.

Porém, a questão é: estou cansado dos mesmos rostos porque eles lembram o meu. É como se ver num espelho estilhaçado. Ainda assim, não acredito que sejamos cartas marcadas do destino. Não consigo não ter esperança. Na verdade, acho que a verdadeira esperança só existe frente à realidade. Quando se sabe exatamente onde está e quem é, ou exatamente o oposto, quando não se sabe onde está nem quem é, mas tem o vislumbre aonde gostaria de chegar, é ali que a esperança se manifesta.

“Quem fica observando o vento não plantará, e quem fica olhando para as nuvens não colherá. Assim como você não conhece o caminho do vento, nem como o corpo é formado no ventre de uma mulher, também não pode compreender as obras de Deus, o Criador de todas as coisas. Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas.” (Eclesiastes 11: 4-6).

*Só quem se perdeu pode dizer
Quanto vale uma palavra no meio da estrada
Só quem já chorou pode dizer pode dizer
Quanto vale uma alegria na madrugada
Quando a madrugada começa a amanhecer

Eu olhei por céu e vi o sol nascer
Eu vi mais, muito mais do que os olhos podem ver
Não foi desenho em nuvem
Nem chuva na estação
Nem astro nem nave
O que eu vi foi o chão
Para andar, me perder, me encontrar sem precisar voltar
Nem fugir, nem sofrer: o que eu vi foi você

*Letra: Chão Artista: Madalena, GO!

2 pensamentos sobre “Reflexão Sobre a Esperança

  1. E o texto do final só poderia ser Eclesiastes!!!!
    Li um livro baseado nele e na insatisfação de Salomão.
    Já que vc éh viciado em livros, já deve ter lido, senão; recomendo.
    O livro mais mal humorado da Bíblia – Ed René Kivitz.

    Concordo com tudo, concordo com Salomão, só que tbm não achei uma saída pra sair da situação que causa descontentamento e sensação de correr atrás do vento.

    Se achar primeiro ..me conta.

    • Esse livro é muito massa mesmo. Estava lendo emprestado de um amigo, mas tive de devolver. Vou comprar pra terminar de ler!

      É… essas crises existenciais…rs

Deixe uma Resposta

