Deus e não dEU$!

God

Eu me lembro como se fosse hoje. Eu tinha por volta de 10 anos de idade. Meu pai me pegou no colo e começou a brincar comigo. Logo em seguida me perguntou num tom jovial; “Quem é o melhor pai do mundo?”. E eu mais do que de pressa respondi sem hesitar. “O ‘Seu mané’, pai do Rafinha. Ele deu um Nintendo novo pra ele hoje”. Lembro com clareza da expressão de tristeza do meu pai. Da minha mãe vindo conversar comigo. Éramos (somos) de familia pobre, nunca tive grandes brinquedos, fui ter meu primeiro videogame por volta dos 16 anos quando comecei a trabalhar. Mas nunca nos faltou o alimento em casa. Sempre tinhamos o necessário pra viver. Passados mais de 15 anos, eu fico extremamente triste em ver que a teologia da prosperidade e outras aberrações vem dominando o Brasil com toda a força. Parafraseando John Piper “Quem não quer um Deus que dá um carro novo, uma casa, dinheiro e tudo mais?” As pessoas correm, literalmente, atrás de um “deus Tabajara” – SEUS PROBLEMAS ACABARAM! Se esquecem de versículos na biblia como:

“Meus irmãos, tomai por exemplo de aflição e paciência os profetas que falaram em nome do Senhor.” (Tiago 5:10)

“E o Deus de toda a graça, que em Cristo Jesus vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes padecido um pouco, ele mesmo vos aperfeiçoará, confirmará, fortificará e fortalecerá.” (I Pedro 5:10)

“Mas, se somos atribulados, é para vossa consolação e salvação é; ou, se somos consolados, para vossa consolação e salvação é, a qual se opera suportando com paciência as mesmas aflições que nós também padecemos;E a nossa esperança acerca de vós é firme, sabendo que, como sois participantes das aflições, assim o sereis também da consolação.”  (I Corintios 1:6,7)

Me sobe o sangue vendo homens e mulheres usurpando a palavra de Deus para beneficio próprio. Pregando um evangellho triunfalista que nunca existiu. Usando partes de versículos como “Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido…” Mas se esquecendo do complemento dele “para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;” e não para enriquecer os bolsos, comprar carros do ano, templos banhados a ouro e por ai vai. Até a “biblia da prosperidade financeira” criaram para fundamentar as suas peripécias. E este post não é para atacar nenhum desses, ditos, lideres, que podem ser tudo, menos espirituais. A questão é. Esse não é meu deus. Ta bem longe de ser. Esse deus que vem sendo apresentado por ai é só um mero rascunho de deuses pagãos que se perpetuaram de tempos em tempos na história. É só você parar pra ler um pouco de mitologia grega, nórdica e outras e vai encontrar grandes semelhanças.

É na angústia que tenho visto a atuação do verdadeiro Deus. É no sofrimento que tenho visto o Seu cuidado. É no desespero que tenho visto o Seu amor. É no frio que tenho sentido Seu calor. É nesse mundo relativista que tenho visto o quão único e absoluto Ele o É e sempre será. E, particularmente, é no meu imerecimento, sabendo o quão nada eu sou,  sei que Ele é Deus. Pois só a sua graça e misericórdia é o que me mantém vivo e disposto a suportar e amar o próximo. A compartilhar da vida que Ele pode oferecer, que nada tem a ver com barganha. Que nada tem a ver com qualquer coisa que possam me oferecer, porque tudo isso vai passar. Mas tem a ver com a Eternidade, com o Reino de Amor. E o mais louco é que –  tudo isso é aqui… agora!

Anúncios

8 pensamentos sobre “Deus e não dEU$!

  1. Não existe qualquer espiritualidade na doutrina da prosperidade, senão o culto a si mesmo (onde o prazer desta doutrina é o dinheiro e não Deus). Seus adeptos experimentam os mesmos sentimentos das pessoas sem o Espírito e sem a vida de Cristo experimentam. Voltemo-nos para Deus e sua Palavra.

  2. amém [2].

    E cada dia que passa, admiro mais certos pontos em você.
    Deus continue abençoando seus posts e usando-os pra abençoar a vida de outras pessoas.

  3. Pingback: Twitter Trackbacks for Deus e não dEU$! « Estranho mundo de ROD! [rodsilva.wordpress.com] on Topsy.com

  4. Pingback: Fique por dentro Deus » Blog Archive » Deus e não dEU$! « Estranho mundo de ROD!

  5. Concordo que fazer do púlpito um balcão de negócios é errado, mas essa coisa de “não somos merecedores de nada”, que só se pode agradar a Deus sendo pobre e sofredor é deprimente. Outra coisa desanimadora é essa espera por um “novo mundo” de bem-aventuranças que nunca chega. Por favor, eu estou vivo agora, só posso realizar alguma coisa agora.

  6. Foi realmente edificante ler isso hoje, quando parece que todos foram embora. Agradeço a Deus pela sua vida e porque vc escreveu isso a mais de um ano e me foi útil hoje. Não desista nunca de escrever !!!
    Obrigada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s